O Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), também conhecido como Casa da Família, é uma unidade de apoio às famílias de baixa renda do município, ou mesmo aquelas pessoas que se encontram em grupos de risco.
O trabalho desenvolvido na Casa da Família busca atender vários segmentos da sociedade, entre eles, famílias que são beneficiadas por programas sociais, como, por exemplo, o Bolsa Família, o Peti, assim como o Pró-jovem.
Idosos em situações vulneráveis - devido à sua condição financeira - também são alvos deste programa.
Com os idosos, o trabalho de auxílio no combate à ociosidade, tem mostrado benefícios positivos. Atividades como oficinas e dinâmicas em grupo têm trabalhado a questão da auto-estima nesta parcela da sociedade, às vezes, esquecida.
Outra ação importante é realizada com as gestantes. Com as futuras mães são oferecidos cursos e palestras com profissionais da saúde, que orientam as grávidas, proporcionando-lhes mais conhecimento, nesta etapa de suas vidas, e gerando melhor qualidade de vida e bem-estar social.
O trabalho com as gestantes é uma forma de incentivar o acompanhamento dos bebês, através do pré-natal. Ao final da gestação, as mães mais carentes recebem um kit da Casa da Família, para auxiliá-la após o nascimento da sua criança.
Fonte: blogdocapote.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário