terça-feira, 11 de agosto de 2009

Prefeitura realiza III Conferência Municipal de Assistência Social





Sob a coordenação da Secretária Executiva do Conselho Municipal de Assistência Social Egland Oliveira com todo apoio da Secretária Municipal da Juventude, Habitação e Assistência Social Emília Suzana Lopes de Freitas, a III Conferência Municipal de Assistência Social de Pau dos Ferros que aconteceu dia 23 de julho na Creche Severino de Freitas Rego, com o tema “Participação popular e controle social no Sistema Único de Assistência Social SUAS”.

Com a participação efetiva de mais de 80 pessoas entre Conselheiros e usuários da Assistência Social, também presentes diversas autoridades como a Secretária de Educação, Profª. Francisca Dantas de Lima Costa, Secretário de Comunicação, Alexandre Galba, Coordenadora do CRAS Fátima Araújo, Equipe do Projovem Adolescente, Equipe do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, representantes das entidades de assistência social e alunos de Serviço Social da faculdade EADECON que acompanharam de perto todas as atividades.

O novo modelo de política de assistência social que se forma com o Suas entende as conferências e os conselhos como espaços privilegiados onde se efetiva a participação popular. As competências dos conselhos perpassam por deliberar, regular e acompanhar / fiscalizar a execução da Política Pública da Assistência Social. Daí, segundo a Secretária, o empenho despendido pelo Prefeito Leonardo Rego, para que a conferência fosse realizada a contento, lembrando o posicionamento da Secretária que disse: “cumprimos o dever atribuído ao Poder Público de viabilizar a organização do espaço de discussão e cabe aos usuários participar, usufruir desse espaço para sugerir, reivindicar, propor e garantir seus direitos”.

A palestrante Cibele Morais de Macedo representante do FÓRUM Estadual de Assistência Social, da Secretaria de Estado de Trabalho Habitação e Assistência Social, discorreu com muita propriedade sobre o tema da conferência “Participação Popular e controle social no Sistema Único de Assistência Social SUAS”, orientando aos presentes sobre a importância do Conselho Municipal de Assistência Social no controle das políticas estabelecidas e sobre a importância da participação dos usuários para a definição dessas políticas.

A princípio a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) a assistente social Rosary Florêncio de Queiroz e a secretária executiva do conselho apresentaram o Regimento Interno e no final, coordenaram a discussão dos grupos e a eleição dos delegados divididos em governamental não governamental.

A apresentação cultural durante a Conferência ficou a cargo dos usuários do Projovem Adolescente, apresentando o com grupo de roda tambores.

Fonte: Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário