



A Prefeitura de Pau dos Ferros, através da Secretaria Municipal de Juventude, Habitação Assistência Social estabeleceu convênio com o Ministério das Comunicações para a implantação de 1 Telecentro Comunitário de Inclusão Digital na cidade. A solenidade de inauguração do telecentro comunitário que ocorreu ontem à tarde contou com a presença do prefeito Leonardo Nunes Rego, de vereadores, de autoridades municipais, além da comunidade local e dos alunos beneficiados.
O telecentro comunitário está funcionando em um amplo espaço na Secretaria Municipal de Juventude, Habitação e Assistência Social. No local há 10 computadores conectados à internet em banda larga, um data show, uma impressora, um computador servidor, 17 cadeiras, enfim, toda a estrutura necessária para o bom funcionamento e aprendizados dos beneficiados deste programa.
O convênio foi de cerca de R$ 25.000,00 (Vinte e Cinco Mil Reais) e teve, como contrapartida do município, a disponibilização de uma sala ambiente, o custeio de um coordenador, uma monitora e todo material de expediente e didático-pedagógico. Para ter acesso ao telecentro comunitário, o cidadão precisa se cadastrar e agendar um horário. Os interessados devem se dirigir a Secretaria Municipal de Juventude, Habitação e Assistência Social localizada a Avenida Getulio Vargas, nº 1328, Centro, Edifício Espaço.com 2º andar munidos de RG e CPF. O telecentro é aberto a toda comunidade, o horário de funcionamento é das 8h às 11h e das 14h às 17h.
Inclusão digital
O programa de Inclusão Digital tem por objetivo proporcionar o uso intensivo da tecnologia da informação para ampliar a cidadania e combater a pobreza, garantindo a privacidade e segurança digital do cidadão, sua inserção na sociedade da informação e o fortalecimento do desenvolvimento local, constituindo-se numa rede de unidades de múltiplas funções que permitem às pessoas adquirirem autonomia tecnológica básica e privacidade a partir do software livre.
Uma das óticas da proposta pedagógica do projeto é de que o uso livre dos equipamentos é a única forma do cidadão aprender a utilizar tecnologia, suprindo suas necessidades e deve ser entendido como uso múltiplo. Os cidadãos enviar mensagens eletrônicas, consultar sites governamentais e não-governamentais, fazer pesquisas escolares, acessar sites de entretenimento, entre outras possibilidades.
Fonte: Coordenação Telecentro Comunitário
Nenhum comentário:
Postar um comentário